Ponto de equilíbrio (Break-even point)
Para determinar o valor das vendas e das quantidades de produtos, em um ponto, onde
não há nem lucro e nem prejuízo, os empreendedores usam a técnica do Ponto de
equilíbrio, também chamado de Ponto de Nivelamento ou break-even point. Para tanto é necessário elencar os seguintes elementos:
a) Custo fixo;
b) Custo variável unitário;
c) Preço de venda unitário.
Classificação dos custos:
a) Custos fixos - são aqueles que não dependem do volume de vendas. Ex. Aluguéis, depreciação, juros, despesas de
escritório etc. Sabe-se, entretanto que estes custos não são fixos eternamente e quando
colocados em apresentação gráfica, eles variam em degraus, no tempo.
b) Custos variáveis - São os que dependem do volume de vendas. Ex. Matérias primas, Mão de obra direta etc.
c) Semi-fixos ou semi-variáves - são compostos da combinação de uma parte fixa que independe do volume de produção e
outra parte, variável, que se altera na mesma escala de produção.
d) Custos diretos - aqueles que são diretamente associados ao custo do produto. Ex. matéria prima e mão de obra
utilizada na produção etc.
e) Custos indiretos - aqueles que não são diretamente associados aos custos do produto. São apenas imputáveis, mediante
critérios de rateios. Ex. Supervisão da fábrica aluguéis etc.
Principal conclusão: as vendas quantitativas, maiores que o ponto de equilíbrio determinam lucros, pelo contrário,
prejuízos.
Como calcular o Ponto de equilíbrio (Break-even point)
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