Conheça sua empresa
Você deve conhecer o seu negócio, melhor que seus concorrentes. Eles podem trabalhar
com informações privilegiadas e afetar de alguma forma, o curso normal de seu negócio.
No passado, as principais preocupações das empresas eram apenas com os clientes e fornecedores.
Hoje, o mundo mudou, e aquelas empresas que não tiverem as informações mais acuradas dos seus
próprios negócios e dos seus concorrentes, terão dificuldades para sobreviverem.
As exigências dos clientes estão aumentando cada vez mais, ou seja, eles estão procurando os produtos,
com as melhores qualidades, condições e preços. Por tudo isto, as empresas são
obrigadas a monitorarem os passos dos concorrentes, a acompanharem, com mais frequência, os seus próprios
custos de produção e ainda, investirem em novas tecnologias e processos administrativos que resultem
em diminuição de custos. Assim, terão maiores chances de se manterem no mercado, de modo rentável.
A análise dos índices financeiros é um meio excelente de avaliar desempenhos e um facilitador para as tomadas de
decisões. Veja aquí os principais indicadores econômico-financeiros.
Tópicos relacionados
- Análise de rentabilidade pelo sistema DuPont
- Análise de investimento pelo método do Valor Presente Líquido (VPL)
- Taxa Interna de Retorno (TIR)
- Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM)
- Fluxo de caixa descontado
- Break-even point (Ponto de equilíbrio) em quantidades
- Taxa Média de Retorno
- Análise de balanço
- Glossário de termos de negócio