Ponto de equilíbrio em vendas
O ponto de equilíbrio é um determinado ponto, em que uma empresa não tem lucros
ou perdas. Assim, para qualquer volume de vendas acima do ponto de equilíbrio, a empresa obtém lucros,
pelo contrário, sofre prejuízos.
Para calcular o ponto de equilíbrio para empresas com várias linhas de produtos, usamos o conceito de
margem de contribuição, que leva em conta, o volume das vendas e os totais dos custos,variáveis
e fixos. Deste modo temos o Ponto de equilíbrio em vendas e não em quantidades, que é outra forma
de cálculo, onde são considerados, o total dos custos fixos, preço e custo variável por
unidade de produto.
Margem de contribuição é a diferença em valor ou percentual, entre as vendas e os custos
variáveis.
Margem de segurança (MS) é um indicador utilizado para informar em que percentual, o valor das vendas
pode diminuir antes de sofrer prejuízos. Assim, pode-se concluir que uma margem de segurança, negativa, indica prejuízos.
Texto completo aquí.
Para calcular o Ponto de Equilíbrio, insira os dados solicitados. Use o ponto para separar casas decimais. Ex. 45.252,43 digite 45252.43; Os resultados
serão mostrados, automaticamente, após um click emCalcular.
Tópicos relacionados
Rentabilidade sistema DuPont Investimento - Valor Presente Líquido Taxa Interna de Retorno (TIR) Taxa Interna de Retorno Modificada Fluxo de caixa descontado Ponto de equilíbrio - quantidades Ponto de equilíbrio - vendas Taxa média de juros Taxa Média de Retorno Análise de balanço Depreciação método linear Depreciação - soma dos dígitos Amortização Sistema Francês Amortização Sistema Constante Amortização Sistema Misto (SAM) Amortização Sistema Alemão Amortização Sistema Americano Amortização Sistema Canadense Fundo de amortização (Sinking fund) Demonstração do Fluxo de Caixa Método Direto Demonstração do Fluxo de Caixa Método Indireto Glossário de termos de negócio